sábado, 2 de outubro de 2010

Eleições 2010

eleicoes_2010_pessoas_estranhas_etica

Charge de Nani tirada do blog dele. Muito boa!

Eu até tenho comentado sobre esse assunto no twitter, mas apesar de ter ensaiado várias vezes, não completei nenhum texto sobre as eleições desse ano aqui no blog.

Quem me conhece, principalmente quem me conhece a anos, provavelmente esperava que eu tivesse me pronunciado antes, mais vezes e com bastante parcialidade, mas nesse ano tudo mudou!

Sempre fui pestista, nasci assim, sou petista de pai e mãe, desde 89 eu já torcia pelo Lula, e todas as eleições que votei, votei no Lula. Não tenho nenhuma vergonha disso, pelo contrário, tenho orgulho de ter votado no Lula e votaria de novo! Eu realmente acredito e vejo uma melhoria na vida da população “nunca antes vista na história desse país” hehehe! Não podia perder a piadinha…

O meu problema nesse ano foi exatamente a falta do Lula nas urnas! Em quem votar??? Foi sempre ele! E agora? Comecei pelo caminho lógico… Dilma! Claro que é ela, pq não? Não é ela que meu político favorito está apoiando? Mas na primeira entrevista oficial dela como candidata meio que desisti! Me pareceu nervosa, despreparada e sei lá! Não confio nela, ainda mais com Michel Temmer como vice…

A sucessora na minha linha de pensamento imediata seria a Marina (claro! quem me conhece sabe que o Serra nem sequer seria cogitado!), mulher guerreira, de esquerda, preocupada com a sustentabilidade. Muita gente acha que o problema foi ela se associar ao presidente da Natura, mas acho que foi ótimo, pelo menos o vice dela teria alguma experiência administrativa. Claro que não se compara administrar um empresa e um país, mas… Por essas e outras, não confio nela também, não consigo vê-la governando um país de jeito nenhum!

Fiquei impressionada quando me toquei que minhas duas opções eram mulheres de esquerda e ainda assim não confiava em ninguém! Não vou votar porque vai ser a primeira mulher! Por mim isso não é razão, competência é razão de votar, pioneirismo não!

Estou quase me decidindo a votar no Plínio! Ele proporcionou excelentes debates, fala tudo na cara sem medo, e tem até umas ideias boas! Eu não consigo me imaginar anulando meu voto, votando nele acabo não interferindo em quem será nosso presidente (pq ele não vai ganhar) e ainda faço ele feliz! rs! Já pensou que tipo de critério ando tendo que adotar?! Tá difícil… rs!

Me entristeci quando me vi desanimada desse jeito! Sempre fui uma eleitora engajada, que fazia campanha, que adesivava tudo que tinha pela minha frente, visitava os comitês semanalmente. Tenho brinco, camisa, botom, tudo que puder pensar de diferente do PT. Hoje não sei nem onde fica um comitê, não tenho nem vontade de saber, nem de usar nada que eu tenho. Na minha cola de eleição só tem dois candidatos do PT!

Acho um absurdo escolher meus deputados por honestidade, isso não tinha que ser razão pra votar e sim obrigação de todos deputados em disputa, mas isso é outra coisa…

Enfim, acho que chegamos ao fundo do poço das faltas de opção… Meus votos aos cargos mais importantes foram decididos por critérios nada parecidos com os que eu costumava adotar nas outras votações, que era por acreditar, confiar, querer mudança e um país melhor. Hoje eu já não acredito em mais nada disso, então pra governador não voto a favor, mas voto contra mais uma gestão desastrosa da família Roriz na minha cidade e pra presidente posso acabar votando pra fazer um velhinho feliz!

Amanhã teremos ideia do rumo nossas vidas tomarão a partir de 1° de Janeiro.

Nenhum comentário: