quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sobre a seca…

Moro em Brasília a cidade com mais fama de ser seca do Brasil! É incrível, onde quer que eu vá e falo que sou daqui eu escuto: “Brasília é bonita, mas é muito seca”, “Eu gostei de lá, mas não aguentei a secura”, “Nunca fui, mas sei que a seca é de matar”. Além claro, das suposições infundadas: “Seca com calor? Como você aguenta?” e eu tenho que explicar que aqui não é nem de longe uma das regiões realmente quentes do Brasil, afinal de contas estamos na época mais quente do ano e anda dando máximas de 29°, um calor horroroso aqui dá no máximo 35°, e ainda assim refresca assim que o sol baixa, baixa pra uns 18°… Ou seja, existe uma opinião geral bem equivocada por aí.

Mas voltando a seca… Todo ano, juro todo ano mesmo, a seca vem e as pessoas se desesperam. No começo tudo é festa! Festinhas ao ar livre, vc sabe que não corre risco de chuva mesmo, um friozinho gostoso… Todo mundo fica feliz! De repente o frio acaba, os termômetros começam a subir e a humidade do ar cai drasticamente (algo tipo de 40% pra 12%) e as pessoas sentem os efeitos. Dores de cabeça, fraqueza, problemas respiratórios, pele ressecada, boca rachando e assim vai. As queimadas começam, o céu fica avermelhada e os jornais começam a alertar estado de emergência pelo país. Fica todo mundo alarmado, que esse ano está pior, que + de 100 dias sem chuva é um exagero, etc, etc, etc… Todo ano! Não tem nada de diferente, mas quem está se sentindo mal se desespera mesmo.

Brasília tem basicamente 2 estações no ano: a da seca e a da chuva. São quase 6 meses pra cada! As pessoas acham que Brasilia é seca demais porque nunca vieram aqui em janeiro, a cidade mais parece uma banheira, tudo molhado, a roupa não seca, chuvas de 5 dias seguidos sem parar! Meu aniversário, em fevereiro, sempre chove! E eu sinceramente, ODEIO CHUVA! Com todas as minhas forças! Você não pode programar nada, festinhas ao ar livre nem pensar, pé molhado, roupa cheirando a cachorro molhado! Credo! E parece que a estação da chuva cresce a cada ano, ninguém merece…

Agora a minha percepção da seca… Definitivamente é minha estação favorita! Começa com o inverno! Lá pra Junho, Julho o clima é o seguinte, durante o dia é frio na sombra e quente no sol e a noite é sempre frio, as pessoas duvidam mas chega a uns 8°C de madrugada ou de manhãzinha. E acho que o vento seco faz com que a sensação térmica seja mais baixa e eu fico muito feliz com meus cachecóis, luvas e gorrinhos. E eu não sinto a seca!!! Minha pele não fica pior que já tava, meu cabelo também não, minha boca passa o ano estourada mesmo, minha sinusite só piora com humidade e minha dor de cabeça não tem ligação com isso, consigo malhar normalmente e não tenho problema nenhum pra respirar… Tenho uma amiga que diz que eu sou do deserto! rs! Mas realmente, sou adaptada. Ou seja, só fico com as coisas positivas da seca! Agora que o calor aumentou e o céu tá mais empoeirado que antes eu ainda ganho de presente um por do sol mais lindo que o outro todos os dias! As cores ficam mais intensas e o sol vira uma bola encandecente no céu, lindo demais!

DSC_8543

Foto tirada ontem pelo meu amor, fechando com chave de ouro um dia lindo.

Nenhum comentário: