sexta-feira, 9 de julho de 2010

Vinícius Moraes (RJ, 19 de outubro de 1913 — RJ, 9 de julho de 1980)

“Poeta essencialmente lírico, o poetinha (como ficou conhecido) notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida.

Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Na verdade, Vinícius de Moraes não foi músico, muito menos cantor. Por causa de suas parcerias com tais músicos e cantores, que musicaram seus poemas, é comum tomá-lo por músico, conhecidas as várias canções de sua autoria. O detalhe importante é que Vinícius não era um compositor, só letrista.” Fonte: Wikepedia

Como assim “SÓ” letrista??!?!?! Quem escreveu isso acha que ele só escreveu letras como “Minha Namorada”, “A Felicidade” ou “Soneto da Fidelidade”?! Não dá pra usar a palavra só para um cara tão genial, tão superlativo…

Hoje faz 30 anos que Vinícius se foi, e acho que ele merece homenagens para todos os lados! Inclusive a minha humilde e singela homenagem… Os vídeos não são os melhores, mas as músicas estão certinhas.

Adooooro essa música:

“Uma mulher tem que ter
Qualquer coisa além de beleza
Qualquer coisa de triste
Qualquer coisa que chora
Qualquer coisa que sente saudade
Um molejo de amor machucado
Uma beleza que vem da tristeza
De se saber mulher
Feita apenas para amar
Para sofrer pelo seu amor
E pra ser só perdão”

Nossa! No mês de Julho morreram dois dos mais importantes poetas do Brasil! Coincidência?! rs!

Nenhum comentário: